Notícias

Todos as notícias realizados pela ABEnPB e associados

OFICINA DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO - 2019 – ABEn/PB

A Associação Brasileira de Enfermagem, seção Paraíba, gestão (2016 – 2019) realizou no dia 30 de janeiro de 2019, próximo passado, oficina de planejamento e formação com toda diretoria, Departamentos, Núcleos e COMSISTE. Participaram a convite o sindicato de enfermeiros da Paraíba, o COREN PB, O Coletivo Ana Nery de Técnicos de Enfermagem, estudantes de enfermagem, coordenadores de cursos de nível técnico, graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, tendo como objetivo discutir temas de interesse da categoria, bem como, obter informações que pudessem contribuir para a elaboração de um plano de trabalho para o ano 2019. A oficina foi estruturada em dois momentos: no turno da manhã ocorreu um painel de análise de conjuntura e a tarde grupos de trabalhos. O painel teve a participação de enfermeiros locais (Joanna Angélica – Vigilância em Saúde da SES, Jordane Reis – apoiador e pesquisador do NESC/UFPB, Rafaela Queiroga – assessora de pesquisa do CCS/UFPB), enfermeiros externos (Ricardo Ceccim - professor da UFRGS e pesquisador do CNPq, Sheila Sant – Clair – diretora de Assuntos Profissionais da ABEn Nacional) e convidado externo (Marcos Henriques – vereador e apoiador das lutas dos enfermeiros). Os grupos de trabalhos partiram das falas ocorridas no painel para fundamentarem suas propostas. Como encaminhamentos, dentre outros, destacaram-se: envolvimento dos membros da ABEn na 8ª + 8 Conferência Nacional de Saúde; agenda consolidada da ABEn com liderança do estado e município, frente a luta contra os retrocessos e a favor dos direitos; agenda conjunta das entidades de enfermagem, escolas e serviços para organização e realização da 80ª SBEn; valorização dos técnicos e auxiliares de enfermagem a partir da oferta de cursos e eventos que os façam sentir-se incluídos; criação do Comité de Técnicos de Enfermagem e do Comité de estudantes de enfermagem. Ao final da oficina foi realizada a Assembleia Geral de Sócios, para dar posse a diretoria do Departamento científico de Enfermagem Gerontologia.

Audiência com a SES

Nesta sexta-feira 22/02, as 1400h a Associação Brasileira de Enfermagem, seção Paraíba por solicitação de sua presidente, professora Dra. Lenilma Bento de Araújo Meneses. esteve em audiência com a secretária Executiva da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB), enfermeira Renata Nóbrega, A audiência se deu como encaminhamento da Oficina de Planejamento ocorrida no dia 28 de janeiro próximo passado e teve como finalidade discutir agenda propositiva conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, reafirmar compromisso da ABEn com a profissão de Enfermagem e com os profissionais, no tocante a formação, capacitação e aperfeiçoamento e estabelecer parceria entre a ABEn, a SES e a UFPB a partir do NESC. Da ABEn estiveram presentes a presidente (Lenilma Bento), a secretária geral (Anna Stella) e Secretária do Departamento de Atenção Primária em Saúde (Graça Lima e a representante dos trabalhadores no Departamento (Verônica Ebraim). Do NESC estiveram presentes professor José da Paz Oliveira Alvarenga (coordenador) e a enfermeira Roberta Rocha (coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental), da SES além da Secretária executiva Renata Nóbrega, estavam presentes a diretora de Atenção Básica (Maria Isabel) e a Chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde Thalita Tavares. A Audiência teve início com a fala dos presentes em relação a satisfação por estar sendo representadas na SES por duas enfermeiras e a constatação da importância de uma parceria entre a SES, a ABEn e a UFPB, na perspectiva da qualificação profissional e em defesa dos direitos dos trabalhadores em saúde, ameaçados na atual conjuntura. A Secretária Executiva apresentou as agendas prioritárias, o que estava sendo discutido e planejado e solicitou apoio da ABEn na execução das atividades e ações. Falou da intensa demanda e do quanto era bem-vinda a colaboração de instituições como ABEn e UFPB. A saúde da mulher teve prioridade. Foram feitas pactuações, com constituição de comissão para realização das atividades pactuadas. A ABEn falou da importância do apoio e parceria com a SES, apresentou as ações que poderiam realizar em conjunto e se colocou a disposição para além das agendas estabelecidas, preparar com a SES a 16 Conferência Nacional de Saúde 8+ e a 80 Semana Brasileira de Enfermagem e reforçou a importância de ter profissionais da SES envolvidos nas agendas da ABEn e falou da importância da liberação de profissionais para integrarem as atividades pactuadas. A audiência foi encerrada com a fala do professor José da Paz, colocando o NESC como parceiro e colaborador nas ações e atividades planejadas. A enfermeira Roberta colocou a Residência e os profissionais residentes a disposição para integrar as agendas.

80 Semana Brasileira de Enfermagem

A ABEn Paraíba realizou a 80ª SBEn em parceria com Instituições de Ensino Superior e Técnico de Enfermagem, públicas e privadas, As atividades tiveram inicio no dia 13 de maio as 19 horas, com apresentação cultural e conferência magna e seguiram até o dia 18 de maio,onde foi encerrada com o I encontro Paraibano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Participaram das atividades como palestrantes: 1. Ana Lúcia Teixeira de Lima 2. Bianca Fonsêca Anízio 3. Cintia Bezerra Almeida Costa 4. Claudia Quézia Amado Monteiro Leal 5. Diêgo Correia de Andrade 6. Edson Maria Gomes 7. Fabiana Santos carvalho 8. Flávia Lima Vieira 9. Francisco Jonh Silva Morais 10. Glenda Agra 11. Haline Costa dos santos Guedes 12. Ítalo José Bastos Guimarães 13. José Nildo de Barros Silva 14. Josilene de Melo Buriti Vasconscelos 15. Iraktania Vitorino Diniz 16. Lenilma Bento de Araújo Meneses 17. Maria Djair Dias 18. Maria Eliane Moreira Freire 19. Maria de Fátima Araújo Silveira 20. Maria Rocineide Ferreira da Silva 21. Ricardo Burg Ceccim 22. Sandra Aparecida de Almeida 23. Suzana de Oliveira Mangueira 24. Tamyres Larissa Feliciano Torres 25. Waglania de Mendonça Faustino e Freitas. Além das atividades organizadas pela ABEn em João Pessoa, aconteceram atividades em Campina Grande, cajazeiras e Patos. A ABEn PB também esteve presente na abertura da Semana de Enfermagem da UFCG (Cuité), UNIPÊ, Hospital Metropolitano e Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Quer fazer parte dessa família

Associe-se Agora!